Cuidado com os pneus largos!

Sim, pneus largos deixam o carro mais bonito. Mas nem todos sabem que a vontade por deixá-lo personalizado pode piorar o desempenho na hora de dirigir. A tendência é que quanto maior a largura, maior seja a estabilidade do carro na estrada. Isso porque o atrito do automóvel com o chão é cresce quando se utiliza pneus largos. Mas fique atento, pois quanto mais largo, mais pesado é o pneu, o que precisa ser levado em consideração quando usado em carros com motores menos potentes, por exemplo.

 

 

O especialista técnico da Cantu Pneus Diego Paludo conta que a medida ideal para os pneus tem relação direta com as características técnicas do automóvel. “Se você fizer uma curva em um carro ‘modelo popular’ que estiver com pneus mais largos, pode ser que ele perca estabilidade devido ao excesso de aderência dos pneus ao solo não ser compatível com a suspensão do veículo, que pode acarretar em perda de contato dos pneus, e até capotamento”, cita Diego.
 
Segundo ele, isso acontece porque “pneus mais largos têm compostos de borracha mais aderentes direcionados a veículos esportivos, além do aumento de consumo do combustível, e perda do desempenho do motor", completa.
 
Assim, a beleza pode custar caro ou até a vida. O recomendado, de acordo com o técnico, é “escolher as medidas do pneu sempre acompanhado de um especialista”. Algumas montadoras recomendam mais de uma medida para o mesmo carro, mas isso precisa ser consultado no manual do proprietário ou por alguém especializado.
 
Veja três carros que costumam ser personalizados com uso de pneus mais largos e suas larguras recomendadas.
 
 

Autor: Assessoria de Imprensa | Cantu Pneus - Publicado em: 08/09/2014 16:42:00

Ver Todas Notícias

Comentários


É PRECISO ESTAR LOGADO PARA COMENTAR